No último dia 15, coletei as primeiras perguntas geradoras dos PAs dos alunos. Alguns deles ainda estão com dúvidas, e isso apareceu nas justificativas para a escolha. Em todo caso, a lista a seguir dá uma mostra das preocupações em torno da pesquisa. Na lista da 7ªB já aparecem os primeiros esboços da justificativa:
Lucirene: Por que algumas têm vitiligo e outras não?
Escolhi esse tema porque apareceu uma mancha branca no meu filho e os médicos disseram que é vitiligo. Como não obtive muitas respostas, aproveitar a oportunidade para saber mais sobre isso.
Adeilda: O AVC só dá em pessoas idosas?
Eu escolhi esse tema, o AVC, porque acho interessante. Quero saber quais são os sintomas, como se desenvolve, principalmente porque meu pai teve AVC aos 79 anos e gostaria de saber se isso só acontece em pessoas idosas. Além disso, gostaria de saber como lidar com essa situação.
Verônica: Como o ovário policisto interfere na fertilidade da mulher?
Eu escolhi esse tema porque pretendo ter filhos e quero saber se tem tratamento para esse tipo de doença.
Guilhermina: Por que o câncer dá em algumas pessoas e outras não?
Vailton: Qual é a origem da sinusite?
Quero pesquisar sobre sinusite porque sofro com essa doença e nunca fiz nenhum tratamento. Sei muito pouco sobre isso e gostaria de saber como se manifesta e se tem cura.
Leocádia: Por que chove em algumas regiões e outras não?
Eu escolhi esse tema por curiosidade em descobrir como funcionam os fenômenos da atureza. Eu sou muito curiosa sobre esses fenômenos. O que me motivou a escolher esse tema foi o seguinte: Um dia saí de casa, para fazer uma viagem que durou 1 hora e o tempo estava normal. Durante o percurso, o tempo mudou várias vezes: chovia, fazia sol, chovia novamente e assim foi o tempo todo, até eu chegar no meu destino. O que eu descobrir pretendo passar a outras pessoas que tenham também essa curiosidade sobre fenômeno meteorológicos da chuva.
Paulo: Por que o espaço desperta tanta curiosidade nas pessoas?
Luciane: Existe vida em outros Planetas?
Helton: Como o homem surgiu no Planeta Terra?
A seguir, a lista de perguntas da 7ªC:
Tatiana: Por que existe tanta variação do clima?
Vânia: Por que as pessoas destroem a Natureza?
Alan: O que são e como funcionam os cinco sentidos?
Kleber: Para que serve a filosofia hoje?
Renata: Que sentido tem a tatuagem para as pessoas?
Eliane: Por que a sociedade tem tanta dificuldade em aceitar a homossexualidade?
Andréia: Por que os jovens estão cada vez mais entrando no mundo do alcoolismo?
Marlene Pedro: O que é e como surgiu a AIDS?
Márcio: O que é o diabetes?
Como se vê, as justificativas estão bem próximas das preocupações pessoais dos alunos, diretamente relacionadas ao seu cotidiano, outras, não menos distantes, apontam para questões mais diretamente relacionadas a comportamentos sociais, ou mesmo existenciais. Mas todas passíveis de um diálogo com as disciplinas, ou matérias, estudadas na escola, o que vem ao encontro da proposta dos PAs.
Como se vê, as justificativas estão bem próximas das preocupações pessoais dos alunos, diretamente relacionadas ao seu cotidiano, outras, não menos distantes, apontam para questões mais diretamente relacionadas a comportamentos sociais, ou mesmo existenciais. Mas todas passíveis de um diálogo com as disciplinas, ou matérias, estudadas na escola, o que vem ao encontro da proposta dos PAs.
Em relação às dificuldades no uso das tecnologias, conversei com os alunos sobre a possibilidade de alguns virem à escola uma vez por semana, fora do horário escolar, para que possam aprender a criar seu blog. Essa é uma estratégia não só para tentar resolver um problema imediato, mas também para criar parcerias entre aluno, professor, coordenador, aluno na construção dos projetos. Nesse caso, ao aprenderem a construir seu blog, poderão compartilhar com os colegas os conhecimentos adquiridos, facilitando a interação na sala de aula.
Nossa coordenadora, professora Marlene, abraçou a ideia e, inclusive, prontificou-se a organizar os horários de uso da sala de informática, de acordo com a disponibilidade da escola, e acompanhar na orientação desse grupo de alunos: Leocádia, Lucirene, Maiara e Vailton.
Nossa coordenadora, professora Marlene, abraçou a ideia e, inclusive, prontificou-se a organizar os horários de uso da sala de informática, de acordo com a disponibilidade da escola, e acompanhar na orientação desse grupo de alunos: Leocádia, Lucirene, Maiara e Vailton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário