Na última quinta-feira, 08.09.2011, na EMEF Fenólio, apenas conversei com os alunos sobre o Projeto da Escola Conectada, reforçando a importância e pertinência de se trabalhar com os PAs na sala de aula – discussão iniciada pela professora Milana.
Na EMEF Buscarini, retomei com os alunos, em roda de conversa, a discussão sobre a escolha do tema e sua posterior transformação em pergunta geradora de pesquisa. Tendo em vista que poucos alunos estavam presentes na 7ªC, trabalhei apenas com a 7ªB. Os temas foram elencados na lousa: Drogas (Luciana), Espaço (Paulo), Ovários policistos (Verônica), DST (Taciana), Câncer (Maria do Socorro), Tuberculose (Maiara), Vitiligo (Lucirene), HPV (Érica) e AVC (Adeilda). Dos alunos que trouxeram o tema, apenas um (Helton) não conseguiu defini-lo, mas deu algumas pistas que indicam uma preocupação com o crescimento, ou desenvolvimento do indivíduo na sociedade. Uma das alunas, a Leocádia, tentou formular uma pergunta, a partir do tema Chuva: Por que chove em algumas regiões e em outras não?
Como se vê, os alunos estão pensando em vários campos, embora haja uma preocupação com o assunto doenças.
A maior dificuldade apresentada, e estou esforçando-me para ajudá-los, é quanto ao registro escrito da justificativa da escolha do tema. Oralmente, as coisas caminham melhor, inclusive pela participação e tentativa de um colega ajudar o outro na explicitação, ou verbalização das ideias.
Cabe aqui uma observação: durante as discussões, alguns alunos apontaram, em alguns momentos, para possíveis relações de hierarquização, ou a ordenação dos elementos relacionados/citados nas discussões em ordem de importância.
Isso foi muito bom em dois sentidos, primeiro porque percebi e registrei esse movimento dos alunos, em segundo porque é um dado que surgiu na própria roda de conversa, isto é, esse movimento partiu deles e, em ambos os casos, será um elemento facilitador para as próximas conversas.
Insistindo um pouco mais sobre essa questão, diria que – embora não seja muito fácil, pois estamos diretamente envolvidos, orientando as discussões com o grupo –, é muito importante perceber e fazer o registro desses fatos, nos momentos em que eles ocorrem. Isso é importante tanto para o orientador, quanto para o educando, uma vez que a retomada do fato e seu contexto em outros momentos ajuda muito a esclarecer melhor os conteúdos tratados e facilita a ampliação, ou aprofundamento do trabalho coletivo e individual.
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