quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Após uma breve parada...

Estamos de volta para dar continuidade aos PAs (Projetos de Aprendizagem). Agora, nossa coordenadora pedagógica, Marlene, a professora Gil e eu, começamos uma nova etapa com a metodologia dos PAs, na EMEF Maria José Luizetto Buscarini. As novas turmas também são do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste semestre estaremos trabalhando com as 7as séries B e C.
Em 10 de agosto, embora já estivéssemos conversando desde o início deste semestre sobre o planejamento dessa nova etapa, nos reunimos em HTC, para concretizar o plano de nossas ações. O primeiro passo foi a apresentação da proposta aos alunos em roda de conversa. Muitas curiosidades surgiram, em especial sobre a metodologia e o uso das tecnologias. Ao final do encontro, propusemos uma enquete para alinhavarmos alguns pontos abordados oralmente, em relação à experiência dos alunos com as tecnologias. O quadro a seguir resume as respostas de nossos alunos.

Como se vê, 41,6% dos 36 alunos que participaram da enquete indicaram não ter computador em casa, embora todos tenham indicado que o utilizam, pelo menos na escola. Alguns deles em casa e/ou na lan-house, ou ainda no trabalho (27,7%). Em relação às redes sociais, o orkut apareceu como a preferida (ou a mais conhecida). Outro dado interessante apontado, nos parece, foi em relação ao uso da internet, pelo menos dois de nossos alunos utilizam a rede para fazer compras, assim como 22 (61,1%) a utilizam para fazer trabalhos escolares. Refletindo sobre esse último dado, consideramos bastante curioso o fato de apenas 11 alunos (30,5%) indicarem sites de busca como uma das formas de utilização da internet, já que 61,1% a utilizam para trabalhos escolares.

Esses dados certamente serão uteis na formação das parcerias, pois o conhecimento compartilhado dos diferentes modos de utilização das tecnologias será um facilitador na interação tanto dos alunos entre si, quanto em sua relação com os orientadores.
O passo seguinte foi a sensibilização preparatória para a escolha do tema e sua transformação na pergunta inicial, geradora da pesquisa. Os alunos gostaram bastante do vídeo apresentado, o que sucitou uma boa troca de experiências. Confira o vídeo:



É interesante notar que, mesmo já tendo utilizado esse vídeo ano passado com outra turma, o efeito continua surpreendente, inclusive para nós, orientadores, pois novas brechas abrem-se a cada nova reflexão. 
Ah, fizemos uma pausa momentânea, motivo da próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário