Comparando as três produções, fica evidente o realce dado à personagem feminina, em dois deles, enquanto que o outro enfatiza mais o compartilhamento das ações pelos dois personagens. Entre as várias possibilidades de interpretação, para esta possível ambiguidade sugerida pelos desenhos, a mais confiável deverá se apoiar na própria linguagem com que a narrativa foi construída. Afinal, a escolha de um ou outro ponto de vista mostrado pelos desenhos foi construída a partir do texto original.
A reflexão que proponho ao leitor é justamente tentar uma explicação coerente para essa diferença, já que o texto de partida foi o mesmo. Ler novamente o texto é indispensável, observar as marcas linguísticas é a principal pista. Está aí uma boa oportunidade para perceber como os “seres de papel”, os personagens, são construídos com a linguagem e, por meio dela, dialogam conosco.
Parabéns por sua iniciativa de incentivo ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita inseridas nesse espaço virtual. Li e achei excelente o conteúdo do que já está postado em seu blog. Gostei muito do modo como a leitura está conceituada, assim como da linguagem ser vista como ação, ou seja, ação que evidencia a relação sujeito/linguagem. Como ainda não conhecia o livro: O rei dos cacos, as atividades propostas relacionadas à leitura desse livro provocaram em mim grande interesse em poder lê-lo, para também poder compreender um pouco mais as análises feitas. Agora, depois de o ter lido, consegui encontrar novos sentidos para a minha primeira leitura dessas interpretações. Penso que a predominância da personagem feminina nos desenhos está realmente relacionada à voz narrativa dessa história, uma vez que a narradora é a menina. No entanto, em sua narração, também há o predomínio do fato de compartilhar, o tempo todo, brincadeiras com o seu irmão. A ambiguidade sugerida pelos desenhos, a meu ver, evidencia então a prória ambiguidade presente na linguagem usada nessa narrativa. Enfim, gostei muito também da escolha desse livro para a elaboração das atividades propostas. Achei a história encantadora e capaz de mostrar com delicadeza os sentidos e a beleza presentes nas brincadeiras infantis.
ResponderExcluirMaria Ignez de Lima Pedroso
Mário,
ResponderExcluirParabéns por sua iniciativa de incentivo ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita inseridas nesse espaço virtual. Li e achei excelente o conteúdo do que já está postado em seu blog. Gostei muito do modo como a leitura está conceituada, assim como da linguagem ser vista como ação, ou seja, ação que evidencia a relação sujeito/linguagem. Como ainda não conhecia o livro: O rei dos cacos, as atividades propostas relacionadas à leitura desse livro provocaram em mim grande interesse em poder lê-lo, para também poder compreender um pouco mais as análises feitas. Agora, depois de o ter lido, consegui encontrar novos sentidos para a minha primeira leitura dessas interpretações. Penso que a predominância da personagem feminina nos desenhos está realmente relacionada à voz narrativa dessa história, uma vez que a narradora é a menina. No entanto, em sua narração, também há o predomínio do fato de compartilhar, o tempo todo, brincadeiras com o seu irmão. A ambiguidade sugerida pelos desenhos, a meu ver, evidencia então a prória ambiguidade presente na linguagem usada nessa narrativa. Enfim, gostei muito também da escolha desse livro para a elaboração das atividades propostas. Achei a história encantadora e capaz de mostrar com delicadeza os sentidos e a beleza presentes nas brincadeiras infantis.
Boa sorte e sucessos nos seus trabalhos!
Um abraço!
Maria Ignez de Lima Pedroso