A proposta da parceria no aprendizado da construção dos blogs não está dando muito certo, principalmente pelo fator trabalho, isto é, um dos alunos que estava desempregado conseguiu uma vaga em uma empresa, outros do grupo precisaram alternar os turnos de trabalho, ou precisaram ficar no trabalho um pouco além do horário habitual. Em todo caso, estamos continuando. O professor de informática acredita que nesta próxima semana (de 10 a 4.10) é possível terminar de cadastrar os e-mails dos alunos e, em seguida, iniciar a construção dos blogs, nas aulas de informática.
Após a justificativa da escolha dos temas, começamos uma nova fase, isto é, a construção dos Mapas Conceituais.
Para trabalhar com a noção de mapa conceitual, solicitei aos alunos que encontrassem e analisassem alguns diagramas constantes no próprio livro didático do curso EJA, utilizados na disciplina de Ciências. (EJA 8º ano – volume 3. 2ª ed. São Paulo, IBEP, 2009. Celeção Tempo de Aprender – vários autores) O próximo passo foi a construção coletiva de um diagrama, sobre globalização, a partir da seleção das informações principais em um texto que abordava esse tema. Nas próximas aulas proporei um exercício semelhante ao realizado, para que os alunos, em pequenos grupos, construam um mapa conceitual a partir das ideias principais do texto O movimento ‘hippie’, extraído do livro didático do aluno, disciplina ARTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário